Declaração do Portal da Anvisa
A posição da ANVISA - Produtos apenas da linha floral
Ministério da saúde do Brasil
Segundo o ofício MS/SVS/GABIN n°. 479/98 as essências florais não constituem matéria submetida ao regime de vigilância sanitária, não se tratando de medicamentos, drogas ou insumos farmacêuticos.
Tal fato não exime, no entanto, a responsabilidade das empresas pela produção e comercialização desses produtos dentro dos padrões de qualidade adequados ao consumo da população. Neste sentido, na comercialização e venda dessas substâncias, não podem ser apresentadas indicações terapêuticas com finalidades preventivas ou curativas, induzindo o consumidor a erro ou confusão.
*As Essências Vibracionais Florais têm sua dispensação e comercialização permitidas em farmácias, pois constam da lista de Produtos Permitidos da Instrução Normativa – IN N° 9 de 17 de agosto de 2009, que faz parte da Resolução – RDC N° 44 de mesma data, da ANVISA.
O QUE SÃO ESSENCIAIS VIBRACIONAIS FITOQUÂNTICAS ? Nossos florais fitoquânticos são o que há de mais evoluído em termos da Física Quântica. Quando pensamos em Terapia Fitoquântica consideramos não apenas o corpo físico, mas também, campos energéticos sutis.
O ser humano é visto de forma integral nos seus aspectos: físico, mental, emocional. Estes corpos são interligados e interdependentes, funcionando como um sistema onde o desequilíbrio de um dos aspectos afetará todos os outros.
Dessa forma, definimos um Floral Fitoquântico como um preparado natural, que contém em seu conteúdo, o padrão vibracional, com a capacidade de entrar em ressonância harmônica do ser.
Encontram na Natureza toda a ampla gama de seu potencial energético-informacional, atuando como um princípio catalisador e ativando processos de expansão da consciência, despertando a harmonia e o equilíbrio energético (conforme preconizou o Dr. Edward Bach). Pela sua própria natureza, os Florais Fitoquânticos não têm impacto sobre a bioquímica do corpo, como fazem os medicamentos farmacêuticos ou outras drogas químicas.
Não são medicamentos e não interferem na sua ação, pois não possuem princípios ativos químicos ou fármacos. Atuam exclusivamente por ressonância vibratória ou frequencial. Têm um efeito de harmonização energética de tudo aquilo que está desestabilizado, desarmonioso e vibrando em padrões de freqüência alterados (GERBER, Richard M. D. Um guia prático de Medicina Vibracional. São Paulo: Editora Cultrix, 1988).
AÇÃO ESPERADA: Este produto não é um medicamento e nem substitui o alimento ou qualquer tratamento convencional. Trata-se de uma fórmula floral (essência vibracional) cuidadosamente elaborada dentro dos princípios científicos e metodológicos do Dr. Richard Gerber (GERBER, Richard M. D. Um guia prático de Medicina Vibracional. São Paulo: Editora Cultrix, 1988).